voltar à página anterior
9/19/2024

MOBEYBOU: os materiais digitais que estimulam competências interculturais da 1.ª infância

O projeto MOBEYBOU iniciou-se em 01-05-2018 e terminou a 30-04-2022, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) com um orçamento de €238.356,71 (referência PTDC/CED-EDG/32580/2017), tendo sido liderado pela investigadora do CIEC Cristina Sylla.

O Mobeybou pretendeu contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acerca do potencial de um conjunto de interfaces tangíveis e digitais para promover o desenvolvimento e a aquisição de competências digitais, linguísticas e interculturais em crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do Ensino Básico. Visou contribuir para preencher a lacuna existente entre as actuais práticas escolares e as competências e ferramentas de aprendizagem necessárias no século 21.

As fases
O projeto dividiu-se em dois momentos distintos. No primeiro momento, foram desenvolvidos os matérias tangíveis e digitais, nomeadamente um manipulativo digital, e um conjunto de histórias digitais interactivas (story apps), sendo a criação de conteúdos centrada na interculturalidade

No segundo momento, foi feita a avaliação empírica dos materiais com crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico. As intervenções decorreram em ambiente escolar por um período de cerca de um ano na escola EB 1 de S. Mamede, em Braga. Ao longo da intervenção e partindo dos materiais Mobeybou, a professora Ana Bizarro dinamizou várias atividades, algumas em colaboração com professores de diferentes áreas, tais como a canção Mobeybou ou a festa de final de ano. A canção Mobeybou foi criada pelos alunos sob a orientação da professora, tendo a música sido composta pelo músico bracarense Daniel Cristo, pai de um dos alunos. Na festa final, os alunos construíram em conjunto com os pais os "Shultüten", um recipiente em forma de cone com pequenas prendinhas para festejar o início do ano, replicando uma tradição alemã que é feita no primeiro dia de aulas.

Alunos da escola EB1 de S. Mamede a mostrarem o "shultüte"

O projeto envolveu o estudante de doutoramento Douglas Menegazzi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil, e oito alunos de mestrado de diferentes universidades portuguesas, oriundos de várias áreas, tais como a Eletrónica, o Design, a Comunicação e a Educação.

O projeto OUT

A continuação natural do projeto MOBEYBOU é o projeto OUT - Era uma vez: um Kit de Ferramentas para Fomentar o Desenvolvimento de Multiliteracias, Competências Sociais e Sensibilidade Intercultural (referência PTDC/CED-EDG/0736/2021), igualmente financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com um orçamento de €245.863,56 (2022- 2025), aprovado no seu concurso de projetos de I&D de 2021.O projecto visa investigar em que medida a utilização das ferramentas digitais desenvolvidas no projeto Mobeybou (um manipulativo digital, um storyMaker e um conjunto de histórias digitais interativas) para a cocriação de narrativas interculturais pode promover o desenvolvimento de multiliteracias, competências sociais e sensibilidade intercultural em crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do Ensino Básico e aferir oportunidades para a mediação dessas aprendizagens por parte dos professores/educadores.

Outro reconhecimento indireto ao projeto materializou-se na atribuição à responsável do projeto, Cristina Sylla, de uma das duas posições da categoria de Investigadora Principal a nível nacional na área das Ciências Sociais no Concurso de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) Individual.

Cristina Sylla

Os Materiais Manipulativos Mobeybou
De entre os materiais desenvolvidos no projeto Mobeybou, destacam-se as ferramentas de autoria: um manipulativo digital (MD) que utiliza blocos físicos para interagir com os conteúdos digitais, um storyMaker que reproduz o ambiente do MD (sem os blocos físicos) e um conjunto de cinco histórias interativas. Os MD são objetos com propriedades computacionais incorporadas que permitem manipular conteúdos digitais. São especialmente adequados para crianças, pois promovem a aprendizagem colaborativa e exploratória.

O Manipulativo Digital Mobeybou utiliza blocos físicos para manipular os conteúdos digitais. A ligação dos blocos uns aos outros ativa a sua representação digital no ecrã de um dispositivo. Cada elemento tem animações específicas que exibem ações diferentes. As narrativas visuais desenrolam-se de acordo com a combinação de blocos que os utilizadores ligam entre si, enquanto verbalizam as suas histórias.

O MD e o storyMaker apresentam oito conjuntos culturais que representam diferentes culturas. Cada conjunto é composto por uma paisagem, dois protagonistas, um animal, um antagonista, um instrumento musical e um objeto mágico, sendo que os elementos das várias culturas podem ser misturados entre si. As histórias verbalizadas podem ser gravadas e partilhadas. Dado serem narradas pelas crianças, não existem fronteiras linguísticas e as ferramentas podem ser utilizadas em todo o mundo. Estão atualmente a ser também utilizadas no Brasil.

O manipulativo digital Mobeybou e o Storymaker (direita)

As aplicações de histórias (Story Apps) apresentam informação sobre diferentes culturas de uma forma lúdica, ao mesmo tempo que alimentam a criatividade das crianças e a criação das suas histórias.

O projeto Mobeybou foi considerado um exemplo de Boas Práticas pela ELINET- European Literacy Policy Network. As apps foram finalistas no festival ComKids, o maior festival de aplicações digitais do Brasil, e podem ser descarregadas gratuitamente na internet, clicando nos links abaixo:

Mobeybou em Cabo Verde
Mobeybou na Índia
Mobeybou no Brasil (em revisão, a publicar brevemente)
Mobeybou em Portugal (em revisão, a publicar brevemente)

A app Mobeybou no Brasil

* Alguns produtos da investigação:

Sylla, C., Gil, M., Pereira, ISP. (2022). Narrating by Doing: A Bridging Concept for Understanding and Informing the Design of Tangible Interfaces for Storytelling. Interacting with Computers, Volume 33, Issue 6, November 2021, Pages 627–640, DOI:10.1093/iwc/iwac016.

Sylla, Cristina; Heljakka, Katriina; Catala, Alejandro; Ozgur, Arzu Guneysu. (2022) Smart Toys, Smart Tangibles, Robots and other Smart Things for Children Editorial. International Journal of Child-Computer Interaction 33. DOI:10.1016/j.ijcci.2022.100489.

Sylla, C., Gil, M. (2021) A Close Look into the Storytelling Process: The Procedural Nature of Interactive Digital Narratives as a Learning Opportunity. International Journal of Entertainment Computing 41, 100466. DOI: 10.1016/j.entcom.2021.100466

Sylla, C.; Gil, M.; Pereira, Í.S. (2022). Untangling the complexity of designing tools to support tangible and digital intercultural story telling in troubled times: a case in point. Literacy, 56(1), 3-17. DOI:10.1111/lit.12263

Menegazzi, D. & Sylla, C. (2019). A Literatura Infantil Digital: o design das histórias interativas. Revista de Educação, Ciência e Cultura, 24(2), July 2019, pp. 81- 96.

Sylla, C., Pereira, I., Zagalo, N., Brooks, E. (2018). t-books - a Block Interface for Young Children's Narrative Construction. International Journal of Child-Computer Interaction 18, pp. 59–66. DOI:10.1016/j.ijcci.2018.07.002

Catala A., Theune M., Sylla C., Ribeiro P. (2017) Bringing Together Interactive Digital Storytelling with Tangible Interaction: Challenges and Opportunities. In: Nunes N., Oakley I., Nisi V. (eds) Interactive Storytelling. ICIDS 2017. Lecture Notes in Computer Science, vol 10690. Springer. DOI:10.1007/978-3-319-71027-3_51.

Sylla C., Gil M. (2020) The Procedural Nature of Interactive Digital Narratives and Early Literacy. In: Bosser AG., Millard D.E., Hargood C. (eds) Interactive Storytelling. ICIDS 2020. Lecture Notes in Computer Science, vol 12497. Springer, Cham. DOI: 10.1007/978-3-030-62516-0_23

Menegazzi D., Sylla C., Padovani S. (2020) Rethinking the Design of Hotspots in Children's Digital Picturebooks: Insights from an Exploratory Study. In: Sylla C., Iurgel I. (eds) Technology, Innovation, Entrepreneurship and Education. TIE 2019. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, vol 307. Springer. DOI: 10.1007/978-3-030-40180-1_2

Notícias a respeito no blog do CIEC:

Projeto MOBEYBOU em destaque na revista "Evasões"

Semana da Ciência: CIEC em destaque na Rádio Antena1

90 segundos de ciência: PLATAFORMA DE HISTÓRIAS INTERATIVAS E MULTICULTURAIS PARA CRIANÇAS desenvolvida no CIEC

Lançamento do "Mobeybou na Índia"

Agência para o Desenvolvimento e Coesão

Portugal 2020