Contextos e práticas sociais das crianças
Esta linha temática insere-se essencialmente no campo dos Estudos Sociais da Infância e investiga a infância como categoria geracional e as crianças como atores sociais que se relacionam com a sociedade e a cultura. É dedicada uma atenção especial à condição social da infância e aos contextos mais vulneráveis. São estudadas relações de género, espaços, tempos e experiências das crianças em diferentes contextos, como a escola, a família, os grupos de pares, as instituições de acolhimento socioeducativo, a cidade e os espaços urbanos e comunitários, as práticas lúdicas, as relações intra e intergeracionais e a relação entre a realidade vivida das crianças e os seus direitos.
Saúde infantil, ambiente e educação física
Esta linha temática desenvolve investigação em torno de dois eixos: a) saúde infantil e ambiente (alimentação saudável, desenvolvimento da saúde, educação sexual, prevenção de gravidez na adolescência e prevenção de riscos de saúde, como abuso de drogas e segurança rodoviária) e b) educação física e lazer (impacto na saúde e segurança infantil nos seus estilos de vida, na sua atividade física e desenvolvimento motor, bullying e segurança nas escolas, parques infantis e equipamentos desportivos). Ambos contribuem para uma abordagem holística do desenvolvimento e do bem-estar da criança, nas dimensões motoras, cognitivas, sociais, psicológicas e filosóficas.
Profissionais da infância
Esta linha temática centra-se na formação e no apoio de profissionais que trabalham com crianças, bem como nas questões do profissionalismo, da identidade profissional e do desenvolvimento profissional, tendo em consideração o contexto político, cultural, social e económico, assim como as condições de trabalho, as estruturas e as culturas dos contextos da ação profissional. A investigação desenvolve-se tanto na perspetiva dos profissionais da infância como das crianças, particularmente no que diz respeito às profissões ligadas à prestação de cuidados, tais como enfermeiros, professores, facilitadores, pessoal de apoio, assistentes sociais e outros.
Recursos pedagógicos para as crianças
Esta linha temática visa produzir, desenvolver e partilhar investigação científica em torno de dois grandes eixos: i) a criação de recursos pedagógicos diversificados, em formato digital (software, jogos de computador e Internet, plataformas de aprendizagem) ou analógico (brinquedos, manuais, tutoriais, testes), balizados nas necessidades dos estudantes e nas diretrizes curriculares, intentando o apoio ao ensino e à aprendizagem das crianças; e ii) o desenvolvimento de ferramentas de monitorização do desenvolvimento e aprendizagem, ao mesmo tempo que fornecem ao professor informações sobre o processo de aprendizagem.
Produções culturais para as crianças
Esta linha temática foca a sua atenção nas produções culturais destinadas às crianças e sobre as crianças. Numa abordagem interdisciplinar e multidisciplinar, bem como tendo por base perspetivas complementares (estudos literários, estudos linguísticos e estudos artísticos), busca questionar os lugares e os gestos das crianças não somente no largo contexto cultural da literatura portuguesa e lusófona especialmente vocacionada para a infância, mas também num maior enquadramento da comunicação, da arte e da cultura, em geral, originárias de diferentes latitudes.