A capoeira como processo pedagógico a emancipar a cidadania inclusiva
A investigadora do CIEC Isabel Carvalho Viana organiza com Jean Adriano Silva (Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia) uma atividade que consistirá numa vivência com a cultura afro-brasileira, considerando a capoeira como estratégia educativa, a partir de seus princípios históricos e filosóficos, desenvolvendo um diálogo reflexivo sobre a pedagogia das africanidades e suas possibilidades no cotidiano do Séc. XXI.
A sessão realizar-se-á hoje, 12 de março, pelas 15h30, no Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação da UMinho.
Nota Biográfica do palestrante Jean Adriano Silva
Professor e ex Pró-reitor de Extensão da UFRB, pesquisador do Centro de Formação de Professores, UFRB. Possui graduação na licenciatura em educação física pela Universidade Federal da Bahia (2001), Especialista em Educação Física Escolar (2003), Mestre de Capoeira, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Doutor em ciências da educação pela Universidade do Minho em Portugal, Pós doutorando em ciências da educação pela Universidade do Minho em Portugal, autor de livros nas áreas de Cultura e Educação, Coordenador do Grupo de Pesquisa GUETO/UFRB e do Programa de Extensão Balaio de Gato – UFRB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: capoeira, cultura corporal humana, Estagio Supervisionado em Educação Física e Deficiência Visual.