Clássicos da Literatura infantojuvenil em forma(to) de livro-objeto
O livro “Clássicos da Literatura infantojuvenil em forma(to) de livro-objeto”, coordenado pela investigadora do CIEC Sara Reis da Silva e publicado pela UMinho Editora, vai ser apresentado no próximo dia 26 de novembro, às 18h00.
Poderá participar via Zoom clicando aqui. O volume também está disponível em acesso livre.
A obra é composta por 13 estudos de investigadores de universidades portuguesas (Aveiro, Minho e Évora), espanholas (Santiago de Compostela, Vigo, Saragoça e Cádis) e brasileiras (Pontifícia Católica de São Paulo e Federal de Santa Catarina). Entendendo o livro para a infância como artefacto ou um objeto híbrido no qual se conjugam intersemioticamente registos estéticos diversos como o discurso literário, a ilustração, o design ou a engenharia do papel, os 13 estudos centram-se em autores reconhecidos e/ou textos clássicos, que têm servido de matriz criativa a uma surpreendente pluralidade de livros-objeto vocacionados para leitores com perfis variados (pré-leitores – por exemplo, bebés –, leitores iniciais, leitores medianos e leitores autónomos.
Assim, esta coletânea valoriza clássicos como Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de L. Carroll, Peter Pan, de J. Barrie, ou Babar, de Jean Brunhoff, e, muito particularmente, a materialidade na construção do discurso. Em suma, problematiza-se a questão da relevância da forma para o conteúdo, bem como as potencialidades criativas, estéticas, lúdicas, formativas e/ou didáticas de tais artefactos, nomeadamente ao nível da formação de leitores.
A investigadora do CIEC Sara Reis da Silva é Doutora em Literatura para a Infância pela UMinho e pós-doutorada nesse domínio científico pela Universidade de Santiago de Compostela, desenvolve a docência e investigação naquela área e em estudos literários, educação literária, didática da literatura, promoção e mediação de leitura, entre outras. É cofundadora da Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil (ELOS) e membro nato da Rede Temática “Las literaturas infantiles y juveniles del marco ibérico” (RED LIJMI, www.usc.es/lijmi). Integrou a equipa do Projeto Gulbenkian – Casa da Leitura (www.casadaleitura.org). É colaboradora do grupo de pesquisa LITER21 e dos projetos de investigação “Living Among Books” (Erasmus+) e “Géneros poéticos breves e educação linguística e literária” do InED-ESE (Porto). Tem proferido conferências e apresentado comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. É autora de diversos livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas, entre outros, além de corresponsável pela coleção “Vozes e Rostos da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude” (Tropelias & Companhia).