voltar À página anterior
30/6/2020

“Dos Fatores de Risco ao Cancro”: investigador do CIEC participa em debate no Expresso

O jornal “Expresso” fará hoje, 30 de junho, às 18h, um debate em direto no seu site de Facebook intitulado “Imunes, dos Fatores de Risco ao Cancro” e que contará com a participação do investigador do CIEC José Precioso entre os convidados para o debate, que será moderado pelo jornalista da SIC Rodrigo Pratas.

Poderá assistir ao debate dirigindo-se diretamente ao Facebook do Jornal “Expresso” clicando aqui.

Relembre-se que José Precioso tem como linhas de investigação principal o combate e a prevenção a comportamentos aditivos como o tabagismo e o alcoolismo e os seus impactos na infância e adolescência.

Entre os demais convidados são Paula Martins de Jesus, Diretora Médica da MSD Farmacéutica; Ricardo Mexia, Presidente da AMSP (Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública); Paulo Cortes, Coordenador da Unidade de Oncologia, Lusíadas; Fernando Barata, Assistente Sénior de Pneumologia, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

A iniciativa é anunciada na reportagem do jornal, “Maior Longevidade e mais diagnósticos ajudam a explicar aumento dos casos de cancro”,  que pode ser lido aqui, onde o investigador do CIEC defende mesmo que  projetos de sensibilização frequentes e direcionados desde tenra idade: “É importante incluir estes temas no currículo escolar”. Precioso dá como exemplo o tabagismo, que diz ser responsável por cerca de 85% dos cancros de pulmão, e o aumento do seu consumo no sexo feminino, em contraste com uma ligeira redução nos homens. Elogia a implementação da Lei do Tabaco, em 2018, embora acredite ser importante alargar as proibições porque, defende, a imposição é “aquilo que melhor resulta em termos de mudança de comportamentos”.

Tablet and mobile version not available yet..