voltar À página anterior
21/1/2019

Ensino de Ciências por Meio de Metodologia Investigativa: Limites e Potencialidades

O investigador visitante do CIEC Fernando Santiago dos Santos, que desenvolve o seu estágio científico avançado de pós-doutoramento junto do investigador do CIEC Fernando Guimarães, apresenta no próximo dia 1 de fevereiro, às 17h, no Anfiteatro do Instituto de Educação, a palestra intitulada “Ensino de Ciências por Meio de Metodologia Investigativa: Limites e Potencialidades”.

O objetivo da sessão é apresentar uma visão geral sobre alguns limites e potencialidades que o ensino de ciências por meio de metodologia investigativa tem nos mostrado nas duas últimas décadas, principalmente no cenário da educação brasileira. Embora este tipo de ensino seja defendido por muitos pesquisadores e especialistas da área de ensino, ainda há muitas controvérsias e dúvidas sobre sua real aplicação. A palestra terá, também, um momento de debate com o público na forma de mesa redonda, de modo a ampliar os horizontes sobre a temática e realizar, se possível, paralelos entre a situação no Brasil e em Portugal.

A entrada é livre.

Nota biográfica do palestrante:

Pós-doutorando pela Universidade do Minho (Braga, Portugal), Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática (USP, Brasil), Mestre em História da Ciência (PUC-SP, Brasil) e Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (Unicamp, Brasil). Tem três décadas de experiência como professor. Atualmente, é Professor Associado do Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque (Brasil), atuando no ensino de diversas disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. É, ainda, professor colaborador do Programa de Ensino de Ciências e Matemática Multiunidades (PECIM – Faculdade de Educação, Unicamp – Brasil), onde orienta mestrados e doutorados.

Acesso ao currículo acadêmico na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2271811478179514

Homepage pessoal: http://fernandosantiago.com.br/shoseki.htm

Tablet and mobile version not available yet..