Escolas e Covid-19: Experiência e visão dos profissionais de educação e da saúde na reabertura das escolas
Os investigadores do CIEC, Graça S. Carvalho, e Manecas Azevedo, da Universidade de Rovuma, Nampula (Moçambique), e Roberto Iaochite, da UNESP (Brasil), adaptaram o questionário sobre “Escolas e Covid-19: Experiência e visão dos profissionais de educação e da saúde na reabertura das escolas”, da Cátedra da UNESCO de “Saúde e Educação Global” (Chair “Global Health & Education” – GHE). Assim, a partir das versões inglesa e francesa, coordenados pela investigadora Graça S. Carvalho, traduziram e adaptaram o questionário para português.
A Cátedra UNESCO em ‘Saúde e Educação Global’ pretende reunir a experiência e visões dos profissionais de educação e da saúde sobre as estratégias desenvolvidas nos diversos países e territórios para a reabertura das escolas em segurança e/ou para as manter abertas durante a pandemia COVID-19.
O objetivo do questionário é recolher experiências e opiniões dos profissionais de educação e da saúde sobre os processos em curso no seu país sobre a reabertura das escolas em segurança durante a pandemia da COVID-19 e para as manter abertas. O questionário explora as medidas de saúde pública que foram implementadas nas escolas, a comunicação de orientações a nível nacional e/ou local, e os fatores facilitadores e barreiras à reabertura segura das escolas. O questionário demora cerca de 10-20 minutos a ser preenchido.
Convidamos os interessados a visitar o Website da Cátedra GHE e a preencher o questionário português aqui.
Agradecemos a todos os que possam participar e divulgar este questionário pelos vossos colaboradores e professores do ensino básico e secundário, bem como por profissionais de saúde escolar.