Investigador do CIEC participa em aula aberta (4 – Fevereiro)
O investigador do CIEC Leonel Lusquinhos participa hoje, 4 de fevereiro, às 14h30, na sala 2.25 do edifício 1, na leccionação da aula aberta intitulada “A criança com necessidades especiais: o papel das equipas de intervenção precoce”.
Na sequência dos princípios estabelecidos na Convenção dos Direitos da Criança e no âmbito do Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade 2006-2009, foi criado o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI).
O SNIPI funciona através da atuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Educação e da Saúde, conjuntamente com o envolvimento das famílias e da comunidade. O SNIPI tem a missão de garantir a Intervenção Precoce na Infância (IPI), entendendo-se como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da ação social.
Nesta “aula aberta”, integrada na UC OPÇÃO I – a criança com necessidade de cuidados especiais, do 3º Ano do curso de licenciatura em Enfermagem, pretende-se problematizar o conceito de intervenção precoce e discutir os novos desafios associados aos sistemas de produção de bem-estar, particularmente os serviços que integram o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância e refletir sobre a importância das redes sociais e do estado social na provisão de cuidados à criança e família com necessidades especiais.
Professora Ana Maria Serrano: Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra em 1982. Em 1992 concluiu o mestrado em Intervenção Precoce pela Universidade de Cincinnati, e em 2003 o doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial, no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. É Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho, desde 2009, e Coordena o Curso de Mestrado de Educação Especial – área de especialização de Intervenção Precoce. É membro da Direção da Associação Nacional de Intervenção Precoce e Presidente da Associação Europeia de Intervenção Precoce – EURLYAID.
Enfermeiro Leonel Lusquinhos: Licenciado em Enfermagem desde 2005, especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica desde 2010. Doutorando em Estudos da Criança, especialidade de Saúde Infantil, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, tendo como área de investigação a Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar. Enfermeiro Especialista na UCC Assucena Lopes Teixeira, do ACES Cávado I Braga. Integrou a Equipa Local de Intervenção Precoce Colina/Assucena de 2011 a 2014 e de 2015 a 2016. É coordenador do Grupo Regional de Peritos em Saúde Escolar da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros.