Jornal “Público”: É a brincar que se começa a aprender matemática
O investigador do CIEC Pedro Palhares foi a fonte do jornal “Público”, que no seu caderno “P” de Educação e Formação profissional, destacou em reportagem que a construção de um bom aluno à matemática faz-se “brincando”.
“As sementes para muitos conceitos matemáticos são lançadas quando as crianças são muito novas e as primeiras experiências podem determinar como é que as crianças olham para a matemática para o resto das suas vidas”, afirma o investigador, que recomenda e promove que os conceitos sejam introduzidos gradualmente e de maneira bastante informal nas atividades de família ou em jogos matemáticos: “Os jogos em geral constituem uma boa oportunidade de aperfeiçoar estratégias” por envolver contagens. Jogos de cartas, dominó, “monopólio”, tudo pode servir para “transformar a matemática num jogo”.
Cerca de um terço dos alunos têm negativa a Matemática no ensino secundário e maus indicadores mesmo no 2º ciclo. Apesar deste cenário, o investigador do CIEC defende que a situação tem melhorado, baseando-se nos estudos da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico: “Se compararmos a situação no fim do século passado com a de agora, há diferenças consideráveis no PISA (alunos de 15 anos) e no TIMSS (4.0 ano). No 4.° ano, poucos são os países ocidentais à nossa frente.”
Pode ler a reportagem aqui.