Diplomada em Educação, licenciada em Psicopedagogia e Doutora em Psicologia (programa de Neurociência)pela Universidade Complutense de Madrid. Possui formação de pós-graduação em Neuropsicologia Cognitiva e Intervenção Educativa em Leitura e Escrita pela mesma universidade. É docente e investigadora no Departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação II (OEDIP) da Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED), com atividades de ensino e investigação nas áreas de neurociência cognitiva, desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da leitura e escrita. Membro de sociedades científicas e profissionais relacionadas com o seu perfil e responsável pelo Grupo de Investigação UNED Cognição, Neurociência e Educação. Os seus interesses científicos concentram-se no estudo do funcionamento executivo, linguagem e leitura, as suas interrelações e o papel que desempenham na aprendizagem, com o objetivo de gerar práticas baseadas em evidências que promovam oportunidades de desenvolvimento pleno para todas as pessoas. Participou em vários projetos de investigação, sendo coautora de diversas publicações. Atualmente, é investigadora principal de um projeto de I+D+i, financiado pelo Ministério da Ciência e Inovação do Estado Espanhol (referência PID2021-123962NA-I00), que estuda a literacia emergente a partir de uma abordagem abrangente, compreendendo esta aprendizagem como um processo interativo entre habilidades cognitivo-linguísticas e contexto socioeducativo.
A Professora Martín-Aragoneses realizou uma estadia no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho, na sequência da sua visita como investigadora convidada pelo Grupo de Investigação em Linguagem, Leitura e Escrita (GILLE) do Laboratório de Aprendizagem, Instrução e Carreira do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho(CiPsi), no qual colaboram investigadores de ambos os centros. Esta estadia no CIEC foi supervisionada pela Doutora Irene Cadime e apoiada pelo Ministério das Universidades de Espanha através do programa de bolsas pós-doutorais do programa de auxílios para a requalificação do Sistema Universitário Espanhol2021-2023 (RD 289/2021), financiado pela União Europeia – Next Generation EU(grant reference: REGAGE22e00043011023).
A experiência foi extremamente enriquecedora e gratificante tanto a nível pessoal quanto académica, favorecendo o estabelecimento de uma colaboração estável com o grupo GILLE e o CIEC. A Professora Martín-Aragoneses agradece o acolhimento à Doutora Irene Cadime, à Professora Maria Assunção Flores, diretora do CIEC, e à Professora Iolanda Ribeiro, investigadora responsável pelo grupo GILLE, bem como à extraordinária equipa de académicos e investigadores de ambos os centros de investigação, especialmente às Professoras Fernanda Leopoldina Viana, Ana Maria da Silva Pereira Henriques Serrano, Ana Paula da Silva Pereira e Paula Cristina Marques Martins.